Membros_OLD

Parabéns,
Acaba de entrar no mundo da Pediatria no seu estado mais atual

Chegou a nova edição do Tratado de Clínica Pediátrica, ampliada e actualizada. 

Esta obra, com a colaboração pro bono de cerca de 300 autores, pretende dar apoio à prática clínica em prol da criança e adolescente.

I VOLUME

Parte I – Introdução à Clínica Pediátrica

Parte II – Clínica Pediátrica Hospitalar e Extra-Hospitalar

INTRODUÇÃO À PARTE II

Nesta parte são focados aspectos relacionados com a clínica pediátrica hospitalar, tendo como base a experiência e certas valências dum hospital pediátrico central especializado com ensino universitário: o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa. De facto, este modelo de prestação de cuidados à comunidade tipifica o âmbito da Pediatria já referido em capítulo anterior, permitindo, por outro lado, compreender o enquadramento dos tópicos a abordar neste livro. Chama-se, entretanto, a atenção para as três missões primordiais de um hospital central: assistência, ensino e investigação.

Uma vez que a filosofia actual de prestação de cuidados hospitalares prevê tempo de estadia reduzido ao mínimo indispensável, tal implica uma cooperação multiprofissional estreita com os hospitais de nível menos diferenciado de cuidados, com os centros de saúde (cuidados primários) e com os médicos assistentes e outros profissionais na comunidade no sentido de garantir a continuidade dos cuidados com qualidade, designadamente nas situações de doença crónica.

João M Videira Amaral

Parte III – Genética e Dismorfologia

Parte V – Pediatria do Neurodesenvolvimento e Comportamento

Parte VI – Pedopsiquiatria

PARTE VII – Ambiente, Risco e Morbilidade

Introdução à PARTE VII

Reiterando o que atrás foi referido a propósito de Desenvolvimento, José Ortega e Gasset (1883-1955) transmitiu-nos que “cada pessoa é ela própria e a sua circunstância”. Considera-se circunstância da criança e adolescente o ambiente que os rodeia, classicamente considerado num contexto físico e social; no entanto, cabe salientar que o conceito de ambiente, na sua essência, integra também aspectos morais, afectivos e de mudança.
Esta parte do livro é dedicada à abordagem de alguns dos tópicos que exemplificam a influência do ambiente potencialmente adverso na saúde da criança e do adolescente. Noutros capítulos (sobre Imunoalergologia, Urgências, Cirurgia, Ortopedia, etc.) ressalta igualmente o papel do ambiente na morbilidade pediátrica.

João M Videira Amaral

PARTE XIV – Pneumologia

Parte XV – Dermatologia

Parte XVI – Gastrenterologia e Hepatologia

PARTE XVII – Oncologia

CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Videira-Amaral JM (MD, PhD) – Coordenador e autor. Tratado de Clínica Pediátrica. 3ª edição. Lisboa: Círculo Médico, 2022 | (ISBN: 978-989-54122-3-5)

©2022, Círculo Médico todos os direitos reservados.

O conteúdo desta obra é da responsabilidade dos seus autores.
Nenhuma ilustração pode ser utilizada ou reproduzida sem autorização expressa dos autores.
Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem autorização expressa dos autores.