A Parte XIX aborda os tópicos fundamentais relacionados com o Rim e Vias Urinárias numa perspectiva prática de aplicação à clínica.

Em condições de normalidade, os rins, com uma variedade de funções para preservação da homeostasia, garantem o balanço hidroelectrolítico, excretam catabólitos através da filtração glomerular e da secreção tubular, geram energia (neoglucogénese) e produzem hormonas (eritropoietina, renina, metabólitos da vitamina D).

Em condições de anormalidade, sobretudo se se verificar evolução para a cronicidade, com as inerentes alterações da homeostasia, surgirão manifestações clínicas diversas com impacte no crescimento e desenvolvimento.

A propósito de manifestações clínicas, cumpre referir a noção de que o diagnóstico pré-natal das anomalias congénitas nefro-urológicas é uma das formas mais frequentes de apresentação da doença renal, e de que o seu diagnóstico em fase precoce poderá contribuir para a renoprotecção viabilizando um conjunto de medidas em tempo oportuno no sentido da prevenção da doença renal crónica, que pode ser fatal. Tal desiderato implica uma cooperação harmónica pluridisciplinar, com destaque para o médico de família, o pediatra (como perinatologista e nefrologista) e o especialista de medicina materno-fetal.

Nos capítulos que se seguem foram considerados três grandes grupos de doenças nefro-urológicas quanto à sua etiopatogénese: nefrouropatias primárias, secundárias (a vários processos tais como doenças infecciosas, autoimunitárias) e/ou geneticamente determinadas.

Nesta edição todos os conteúdos foram actualizados tendo sido introduzidos novos conceitos e novas terminologias, como os de Lesão Renal Aguda (mais abrangente que o de insuficiência renal aguda, e englobando os períodos neonatal e pós-neonatal), Urolitíase, Hematúria e de Doença Renal Crónica. Por outro lado, manteve-se em cada capítulo, para fins didácticos, o esquema de estruturação em diversas alíneas (da fisiologia à etiopatogénese, da semiologia às manifestações clínicas, da selecção de exames complementares à interpretação de seus valores de referência, e do tratamento à prevenção.

Como capítulo introdutório à Nefro-Urologia, é abordado tema Hematúria. Com a integração de fluxogramas, reforça-se a importância da semiologia clínica e laboratorial para a compreensão da etiopatogénese, diagnóstico, tratamento e prevenção das entidades clínicas com que o pediatra e o clínico geral mais frequentemente lidam.

Enfim, em obediência à filosofia editorial de cariz generalista, os autores e coordenadores esperam que as noções transmitidas sejam de utilidade para os leitores-alvo cujo perfil foi definido noutra parte da obra, em prol da saúde e do bem-estar da criança e adolescente.

BIBLIOGRAFIA

Childhood kidney disease is associated with increased risk of end-stage renal failure in adulthood. Newnham, Amanda Louise 1; Friend, Amanda Jane 2,3 Archives of Disease in Childhood Education & Practice.104(1):55-56, February 2019. [Structured abstracts of sentinel articles: Picket]

Gill D, O’Brien N. Paediatric Clinical Examination. Edinburgh: Churchill Livingstone, 2005

Goldman L, Schafer AI (eds). Goldman- Cecil Medicine. Philadelphia: Elsevier, 2016

Kliegman RM, Stanton BF, StGeme JW, Schor NF (eds.). Nelson Textbook of Pediatrics. Philadelphia: Elsevier, 2015

Larkins NG, Craig JC, Teixeira-Pinto A. A guide to missing data for the pediatric nephrologist. Pediatr Nephrol 2019; 34: 223-231

Moro M, Málaga S, Madero L (eds). Cruz Tratado de Pediatria. Madrid: Panamericana, 2015

Newnham AL, Friend AJ. Childhood kidney disease is associated with increased risk of end-stage renal failure in adulthood. Arch Dis Child Education & Practice 2019; 104:55-56