Definição

Define-se hematúria como a verificação de eritrócitos na urina em valores > 5/campo em urina centrifugada (10 mL) , ou > 6/mL em urina fresca.

Pode ser macroscópica ou microscópica. No primeiro caso, é notória a alteração da cor da urina, de amarelo pálido a tons distintos (~chá, água de lavar carne ou coca-cola). A este propósito, importa salientar que a alteração da cor e eventual turvação pode ser devida a outras causas, tais como presença de uratos, fosfatos, pus, hemoglobina, mioglobina, ácidos biliares, porfírias, fármacos (por ex. cloroquina, rifampicina, etc.).

Havendo perda pouco significativa de eritrócitos, a cor da urina não se altera; trata-se de hematúria microscópica.

A hematúria pode ser acompanhada de proteinúria resultante da ruptura de número significativo de eritrócitos. Em termos quantitativos, e em função da magnitude de certas hematúrias macroscópicas, poderão surgir proteinúrias até ~ 500 mg/L.

Como noção geral, importa referir que valores superiores de proteinúria corresponderão, em princípio, a nefropatia causando ambas as alterações.

De acordo com vários estudos epidemiológicos, a hematúria pode surgir entre 5 e 30% de crianças assintomáticas. Entre os 6 e 15 anos de idade, existe probabilidade de detectar hematúria por tira reactiva em 3-4% dos casos submetidos a tal exame.

Etiopatogénese e sistematização

Para além das características “microscópica” e “macroscópica” em função do aspecto da urina, as hematúrias podem também ser classificadas sob o ponto de vista da fisiopatologia do sistema nefro-urológico, relacionando a morfologia dos eritrócitos com a sua origem. Assim, se a origem dos eritrócitos for glomerular renal, os mesmos apresentam-se deformados, o que traduz a sua passagem por estruturas que os deformam. Se a origem for a via urinária, a morfologia é normal.

Relacionando as hematúrias com os factores etiológicos, podem ser consideradas as seguintes formas: parenquimatosas (glomerular, tubulointersticial e vascular), urológicas (uropatias, traumatismos, e litíase), sistémicas com repercussão renal, genéticas e hereditárias, e tumorais.

Como causas mais frequentes de hematúria apontam-se a cistite hemorrágica, a síndroma nefrítica, a hematúria monossintomática e a nefropatia associada à púrpura de Schonlein-Henoch.

Tendo em conta a manifestação ao longo do tempo, podem considerar-se ainda, por exemplo, as hematúrias persistentes, recorrentes, monossintomáticas, isoladas ou familiares. Sob o ponto de vista semiológico, as várias terminologias poderão ser orientadoras quanto ao diagnóstico sindrómico e/ou etiológico.

Manifestações clínicas e orientação diagnóstica

Perante caso de hematúria sintomática, a dor lombar sugere a presença de litíase das vias urinárias ou antecedentes de traumatismo.

Sintomas urinários como disúria, polaquiúria e tenesmo orientam para origem infecciosa; e, surgindo concomitantemente febre e dor lombar, para o diagnóstico de pielonefrite aguda.

A existência de sinais como edema, HTA, cefaleia, oligúria e aumento de peso, orientam para doença glomerular; e, a associação destes a petéquias nas extremidades inferiores e nádegas, sintomas gerais, dor abdominal, artralgias orientam para vasculite.

No lactente, sendo a sintomatologia descrita menos evidente, há que valorizar sinais que poderão apontar para doença renal, como massas abdominais, palidez, e antecedentes pré-natais e perinatais.

Em suma, perante episódio de hematúria macroscópica, ou no contexto de detecção casual de hematúria microscópica, torna-se fundamental realizar uma história clínica rigorosa (anamnese, atendendo designadamente aos antecedentes familiares, e exame objectivo).

Os fluxogramas que se seguem tipificam os procedimentos a realizar em outros tantos contextos de hematúria: macroscópica ou microscópica sintomática, microscópica assintomática isolada e microscópica assintomática com proteinúria associada.

FIGURA 1. HEMATÚRIA MACROSCÓPICA OU MICROSCÓPICA SINTOMÁTICA

FIGURA 2. HEMATÚRIA MACROSCÓPICA OU MICROSCÓPICA SINTOMÁTICA

FIGURA 3. HEMATÚRIA MICROSCÓPICA ASSINTOMÁTICA ISOLADA

FIGURA 4. HEMATÚRIA MICROSCÓPICA ASSINTOMÁTICA COM PROTEINÚRIA