Definição e importância do problema  

Os defeitos do septo aurículo-ventricular (DSAV) são anomalias complexas com dois componentes principais: defeito no meio do coração originado pela ausência do septo aurículo-ventricular, e anomalia das válvulas mitral e tricúspide que deixam de ser individualizadas e passam a ter anel e folhetos comuns formando uma única válvula.

Correspondem a menos de 3% das cardiopatias congénitas, sendo que em mais 50% dos casos se associam a anomalias cromossómicas, em particular trissomia 21. Com a prática crescente do diagnóstico pré-natal tem-se verificado uma redução da prevalência da anomalia, provavelmente relacionada com situações em que se procede à interrupção de gravidez nos casos de diagnóstico da referida cromossomopatia diagnosticados in utero.

Anatomia

No coração normal, o septo aurículo-ventricular resulta da diferença dos níveis de inserção das válvulas aurículo-ventriculares, ficando a válvula mitral inserida mais alta do que a válvula tricúspide. O septo aurículo-ventricular põe potencialmente em contacto o ventrículo esquerdo com a aurícula direita. A porção anterior deste septo é membranosa, constituída pela porção superior do septo membranoso; a porção posterior, muscular, contém o feixe de His e o nódulo aurículo-ventricular.

Estes defeitos, nas suas diferentes formas, têm quatro anomalias morfológicas comuns a todos eles. (Figuras 1 e 2)

  1. Anel comum para as válvulas mitral e tricúspide e folhetos comuns às duas válvulas. A anatomia desta válvula e as suas relações com os septos é determinante na definição das diferentes formas dos defeitos. Os músculos papilares, principalmente os esquerdos, sofrem uma rotação e aproximam-se entre si e da câmara de saída ventricular.
  2. Comunicação no meio do coração, no local onde existia o septo aurículo-ventricular. Este defeito cria uma comunicação aurículo-ventricular (do ventrículo esquerdo para a aurícula direita) e, estendendo-se aos septos interventricular e interauricular, cria uma comunicação interventricular e uma comunicação interauricular.
  3. Válvula aórtica mais anterior; esta fica encravada entre os dois anéis aurículo-ventriculares numa localização mais anterior, o que tem como consequência o alongamento da câmara de saída do ventrículo esquerdo.
  4. Aumento da relação entre as dimensões da câmara de entrada e da saída do ventrículo esquerdo. Devido ao rebaixamento da porção superior do septo interventricular e ao alongamento da câmara de saída do ventrículo esquerdo, esta relação que no coração normal é 1/1, está aumentada.

FIGURA 1. Tipos de DSAV. Representação esquemática

Num corte comum às aurículas (AD e AE) e aos ventrículos (VD e VE, separados pelo septo SIV) vêem-se as estruturas anómalas dum DSAV tipo completo: uma válvula AV comum (*) que separa as aurículas dos ventrículos, vendo-se acima dela uma CIA típica, na porção baixa do septo interauricular. Por baixo da válvula AV vê-se uma CIV.

FIGURA 2. DSAV. Representação anatómica

A válvula aurículo-ventricular comum tem cinco folhetos, dos quais os dois centrais são comuns aos componentes esquerdo e direito, fazendo ponte entre os dois ventrículos. A anatomia destes folhetos determina o tipo de defeito:

  1. Forma completa – os folhetos anterior e posterior estão separados entre si, do septo interventricular e do septo interauricular. A válvula abre-se por um orifício único para os dois ventrículos. Há uma comunicação interventricular e outra interauricular que, em diástole, formam uma comunicação única.
  2. Forma incompleta – os folhetos anterior e posterior estão ligados entre si formando-se dois orifícios na válvula aurículo-ventricular comum: um para o ventrículo esquerdo e outro para o ventrículo direito. Estes folhetos inserem-se à crista do septo interventricular de modo que não existe comunicação interventricular, mantendo-se a comunicação interauricular (ostium primum). A porção esquerda da válvula aurículo-ventricular é formada por três folhetos, com três comissuras. A comissura central, impropriamente chamada “fenda” da mitral, faz parte da anatomia habitual deste tipo de defeito.
  3. Aurícula única – forma rara de defeito incompleto com ausência de septo interauricular.
  4. Formas “desequilibradas” – formas em que existe um desequilíbrio entre as dimensões dos dois ventrículos, habitualmente com hipoplasia do esquerdo, de pior prognóstico e de abordagem difícil. Os defeitos do septo aurículo-ventricular podem surgir associados a outras cardiopatias, nomeadamente a tetralogia de Fallot, anomalias da conexão venosa pulmonar ou outras patologias complexas.

Fisiopatologia

A fisiopatologia é condicionada pela existência e dimensões de três elementos principais: comunicação interauricular, comunicação interventricular e função da válvula aurículo-ventricular. As patologias associadas têm influência importante na hemodinâmica.

Na grande maioria dos casos, o quadro fisiopatológico primordial é de insuficiência cardíaca dependente da magnitude do shunt esquerdo-direito a nível auricular e ventricular, e dos efeitos destes na circulação pulmonar.

Nos defeitos completos: a comunicação interventricular é, em geral, grande, permitindo uma igualdade de pressões entre os dois ventrículos. Quando as resistências vasculares pulmonares começam a baixar, aumenta o shunt esquerdo-direito e o retorno venoso pulmonar, o que condiciona dilatação da aurícula e do ventrículo esquerdos. O shunt esquerdo-direito a nível auricular origina sobrecarga de volume e dilatação do ventrículo direito. A regurgitação aumenta a pressão na aurícula esquerda e contribui para o aumento da pressão venosa pulmonar.  

Nos defeitos incompletos: há shunt esquerdo-direito a nível auricular pelo ostium primum e sobrecarga de volume do ventrículo direito cuja pressão está pouco aumentada. A regurgitação da válvula aurículo-ventricular esquerda raramente é grave e faz-se preferencialmente pela comissura mediana, para a aurícula direita.

Como em todos as cardiopatias com shunt esquerdo-direito, esta também pode evoluir para hipertensão pulmonar e doença vascular pulmonar, quando não tratada. A evolução é mais rápida nos defeitos completos do que nas comunicações interventriculares isoladas e ainda mais nos doentes com trissomia 21, por coexistirem nesta situação factores facilitadores desta evolução, como anomalias das vias respiratórias e infecções respiratórias muito frequentes, em particular por vírus sincicial respiratório (VSR).

Manifestações clínicas

Síndromas associadas

A maioria destes defeitos septais associa-se a anomalias cromossómicas. A trissomia 21 predomina, associando-se-lhe com maior frequência, formas completas sem outras anomalias associadas e, raramente tetralogia de Fallot e truncus arteriosus.

A síndroma de Ellis van Creveld associa-se a aurícula única. As anomalias do situs, em particular o isomerismo direito, acompanham-se frequentemente de defeitos do septo aurículo-ventricular.

Os defeitos completos, quando surgem em crianças não sindromáticas, apresentam maior deformação da válvula aurículo-ventricular e têm mais frequentemente anomalias cardíacas associadas.

Quadro clínico dos defeitos completos

No recém-nascido, o quadro clínico pode ser discreto com dificuldade respiratória ligeira e hepatomegalia discreta. Pode haver cianose durante o choro, por inversão do shunt com o esforço. A intensidade do componente pulmonar do segundo ruído está aumentada pela hipertensão pulmonar; por vezes não se auscultam sopros. Entre as duas e três semanas de vida começam a evidenciar-se sinais de insuficiência cardíaca condicionada por dois factores: regurgitação da válvula aurículo-ventricular e diminuição das resistências vasculares pulmonares. O quadro de insuficiência cardíaca é mais acentuado e mais precoce se associado a obstáculo esquerdo (coarctação da aorta), ou a regurgitação aurículo-ventricular grave.

No lactente predominam os sinais de insuficiência cardíaca, cansaço e diaforese durante as mamadas, deficiente aumento ponderal e infecções respiratórias de repetição. A ausência de sinais de insuficiência cardíaca pode representar hipertensão pulmonar grave. O segundo ruído pulmonar deve ser cuidadosamente analisado: a sua intensidade está sempre aumentada nos defeitos completos, existindo muitas vezes desdobramento fixo. A comunicação interauricular e a comunicação interventricular que, em geral, são grandes, não originam sopros; pode, no entanto, auscultar-se sopro sistólico suave de expulsão pulmonar. A regurgitação da válvula aurículo-ventricular gera um sopro holossistólico na ponta.

Quadro clínico dos defeitos incompletos

Os defeitos incompletos têm sinais discretos, pelo que o seu diagnóstico é mais tardio. O quadro clínico é semelhante ao das comunicações interauriculares, a não ser que a válvula aurículo-ventricular seja muito malformada. Os casos de grande shunt interauricular manifestam-se pela ausência da arritmia respiratória fisiológica; por auscultação cardíaca verifica-se aumento de intensidade do primeiro ruído, desdobramento fixo do segundo ruído com componente pulmonar aumentado de intensidade, e sopro sistólico suave de expulsão pulmonar.

Ausculta-se sopro de regurgitação na ponta, e o aumento de débito através da válvula “tricúspide” manifesta-se por rodado tricúspide no quarto espaço intercostal direito. (Consultar Glossário)

FIGURA 3. Telerradiografia do tórax de um lactente com defeito completo do septo AV. Verifica-se cardiomegalia e plétora. Dilatação dos dois ventrículos e da artéria pulmonar. ECG de uma criança com defeito incompleto do septo AV, apresenta desvio esquerdo do eixo do QRS e padrão de sobrecarga diastólica do ventrículo direito

Electrocardiograma

O electrocardiograma evidencia desvio esquerdo do eixo eléctrico do QRS (devido ao desvio posterior do nódulo aurículo-ventricular), que é tanto maior quanto maior for o defeito. Os defeitos incompletos têm o eixo de QRS entre (-40º) e (-60º) e os completos entre (-90º) e (-120º). Nos defeitos incompletos, nas derivações pré-cordiais direitas (V3R a V1) existe um padrão rSR’ com onda T negativa, sugestivo de sobrecarga diastólica do ventrículo direito (Figura 3). Nos defeitos completos existem sinais de sobrecarga de pressão no ventrículo direito com ondas R de amplitude aumentada, ondas T positivas em V1, sobrecarga de volume no ventrículo esquerdo com ondas Q profundas, e ondas R e T de amplitude aumentada em V5 e V6.

Ecocardiograma

É o método de diagnóstico por excelência. A incidência apical de quatro câmaras permite confirmar o diagnóstico. A ausência de septo aurículo-ventricular determina que os folhetos direitos e esquerdos fiquem “ao mesmo nível”. Nos defeitos completos identifica-se a comunicação interventricular no septo de entrada que, nos defeitos grandes, se estende até o septo de saída. A comunicação interauricular tipo ostium primum é, em geral, grande e bem visível. O exame permite avaliar as dimensões das cavidades cardíacas, os locais de inserção valvular, e funcionalidade das válvulas.

A forma completa é muitas vezes diagnosticada no período pré-natal. Nestes casos deve proceder-se ao estudo do cariótipo fetal, dada a frequente associação com trissomia 21. (Figuras 4 e 5)

FIGURA 4. Imagem ecocardiográfica em apical 4 câmaras de defeito completo do septo AV: pode verificar-se que as válvulas AV direita e esquerda estão ao mesmo nível, comunicação interauricular tipo ostium primum (seta) e comunicação interventricular de entrada (asterisco)

FIGURA 5. Imagem ecocardiográfica em apical 4 câmaras de defeito incompleto do septo AV: pode verificar-se: – válvulas AV direita e esquerda estão ao mesmo nível; – comunicação interauricular tipo ostium primum (seta)

Cateterismo cardíaco

O cateterismo está apenas indicado nos casos em que os achados fornecidos pelo ecocardiograma são insuficientes relativamente às pressões na artéria pulmonar e às resistências vasculares pulmonares; os referidos achados são determinantes para avaliar a possibilidade da terapêutica cirúrgica. Nos casos em que os respectivos valores estão elevados, pode testar-se a sua reversibilidade através de provas específicas com oxigénio ou com óxido nítrico.

Tratamento

O tratamento médico limita-se ao tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. Utiliza-se, em geral, a associação de digitálico com diurético e de inibidores da enzima de conversão da angiotensina, como o captopril.

Nos defeitos incompletos, a cirurgia poderá ser retardada até à idade de dois ou mais anos porque o risco de hipertensão pulmonar é pequeno. A correcção cirúrgica consiste em encerrar a comunicação interauricular (ostium primum) com remendo de pericárdio autólogo. A comissura mediana do componente esquerdo da válvula aurículo-ventricular poderá necessitar de reparação. Nos defeitos completos é necessário encerrar a comunicação interventricular e a comunicação interauricular, e reparar os folhetos valvulares.

Nos defeitos completos isolados, a correcção cirúrgica está indicada antes dos quatro a cinco meses de idade para evitar o estabelecimento de doença vascular pulmonar irreversível.

Nota importante: A profilaxia da endocardite infecciosa está indicada, devendo manter-se por toda a vida, mesmo depois da cirurgia.

Evolução

A evolução está condicionada pela existência de defeitos residuais, principalmente no componente esquerdo da válvula aurículo-ventricular. Em geral, após a cirurgia, a criança aumenta de peso, deixa de ter infecções respiratórias de repetição e torna-se mais activa. Quando há lesões residuais significativas da válvula aurículo-ventricular poderá haver necessidade de terapêutica anticongestiva. Nos casos mais graves, poderá ser necessária nova reparação cirúrgica com eventual recurso a prótese mecânica em posição mitral.

GLOSSÁRIO

Dextrocardia > Deslocamento do coração para o hemitórax direito, por dextroposição, dextrorotação ou por situs inversus.

Isomerismo > Falta de assimetria visceral (afecta sobretudo aurículas, brônquios e pulmões). Por isomerismo entende-se que o corpo tem os dois lados iguais, isto é, são ambos de morfologia direita (isomerismo direito) ou são ambos de morfologia esquerda (isomerismo esquerdo), manifesta nos órgãos pares (pulmão; brônquios).

Isomerismo direito > Os dois pulmões têm morfologia de pulmão direito (com três lobos e com ambos os brônquios curtos e epiarteriais), e os dois apêndices auriculares têm morfologia direita. O baço está frequentemente ausente (asplenia). As veias pulmonares têm conexão anómala. Existem malformações de rotação mesentérica e o fígado é, em geral, central.

Isomerismo esquerdo > Os dois pulmões têm morfologia de pulmão esquerdo (com dois lobos e com ambos os brônquios longos e hipoarteriais), e os dois apêndices auriculares têm morfologia esquerda. Existe polisplenia (baços múltiplos). As veias pulmonares conectam com a aurícula. É frequente a ausência da porção supra-hepática da veia cava inferior, seguindo a drenagem venosa desta porção através das veias azygos ou hemiazygos até ao coração.

Situs > Palavra latina que significa posição ou situação.

Situs incertus ou ambiguus ou heterotaxia > Situação anormal das vísceras sem corresponder a posição bem definida; associada a defeitos cardíacos e do baço (asplenia/polisplenia).

Situs inversus > Anomalia em que um ou mais órgãos estão localizados no lado oposto ao que ocupariam normalmente. O coração normal aparece como imagem “em espelho” (espelho sagital). O arco aórtico, a aurícula esquerda e a câmara de ar do estômago estão localizados à direita. São descritos 2 padrões: 1) ponta cardíaca à direita correspondendo a imagem “em espelho” completa (situs inversus cardíaco ), geralmente sem anomalia cardíaca (ocorre em 3-5%); 2) ponta cardíaca à esquerda (situs inversus com levocárdia), associa-se sempre a defeito cardíaco. Por vezes está associado a anomalias como asplenia, polisplenia ou mesentério comum.

Situs sagitallis > Forma de anomalia da posição do coração cuja ponta está situada no hemitórax direito (ponta para diante) devido à rotação de ≥90° para a direita dos ventrículos em volta das grandes artérias da base (aorta e artéria pulmonar), mantendo estas a sua posição normal. Sinónimo de dextro-rotação. As vísceras estão em posição normal.

Situs solitus > Coração em posição “normal”, o que pressupõe posições à esquerda, do arco aórtico, aurícula esquerda e câmara de ar gástrica. O situs solitus engloba 2 padrões: 1) padrão dito normal com a ponta cardíaca à esquerda, geralmente sem defeitos cardíacos (presentes em 1%); 2) dextroversão em que a ponta do coração roda (em grau variável) para a direita, sempre associada a defeitos cardíacos.

BIBLIOGRAFIA

Al-Hay AA, Macneill SJ, Yacoub M Shore DF, Shinebourne EA. Complete atrioventricular septal defect, Down syndrome and surgical outcome. Ann Thorac Surg 2003, 75: 412- 421

Anderson RH, Baker EJ Macartney FJ, Rigby ML, Shinebourne EA, Tynan M, (eds). Paediatric Cardiology. London: Churchil Livingstone, 2002

Dunlop KA, Mulholland HC, Casey FA, Craig B, Gladstone DJ. A ten-year review of atrioventricular septal defects. Cardiol Young 2004; 14: 15-23

Fraisse A, Massih TA, Kreitmann B, Metras D, Vouhe P, Sidi D, Bonnet D. Characteristics and management of cleft mitral valve. J Am Coll Cardiol 2003; 42: 1988-1993

Icardo JM, Rincon JMG, Ros MA. Malformaciones cardíacas, heterotaxia e lateralidad. Rev Esp Cardiol 2002; 55: 962-974

Kaku S. Cardiologia Pediátrica In Fragmentos para a História da Cardiologia Portuguesa. Carlos Perdigão e Manuel Valente Alves (eds). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Cardiologia Editora, 2006

Kliegman RM, StGeme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM (eds). Nelson Textbook of Pediatrics. Philadelphia: Elsevier, 2020

Kline MW, Blaney SM, Giardino AP, Orange JS, Penny DJ, Schutze GE, Shekerdemien LS (eds). Rudolph’s Pediatrics. New York: Mc Graw Hill Education, 2018

Moro M, Málaga S, Madero L (eds). Cruz Tratado de Pediatria. Madrid: Panamericana, 2015

Puri K, Allen HD, Qureshi AM. Congenital heart disease. Pediatr Rev 2017: 38 (10)

https://pedsinreview.aappublications.org/content/38/10/471.

Rebelo M, Macedo AJ. Defeitos do septo aurículo-ventricular. In Soares-Costa JTS e Kaku S (eds). Cardiopatias Congénitas. Lisboa: Permanyer Portugal, 2005; 49-60